Título original: Treasure Island
Autor: Robert Louis Stevenson
Publicação original: 1883
Versão: Digital
Publicação versão: 2018
Editora: Melhoramentos
Páginas: 247
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Leitura: 21/08 – 15/09/2022
Primeira vez que li este autor foi no livro Contos e Poemas para Crianças Extremamente Inteligentes, de Harold Bloom. Lá tinha um trecho do autor de O médico e o monstro.
Anos depois comprei a coleção de terror da Martin Claret e neste livro li O Médico e o Monstro e adorei ainda mais a escrita do autor, realmente me apaixonando por seu estilo.
Neste meio tempo assisti à série Black Sails, série que gostei bastante e descobri que era baseada no livro A Ilha do Tesouro de ninguém menos que Robert Louis Stevenson. Nunca imaginaria que o autor de tal clássico de terror seria também autor de um livro de aventura.
Com o meu projeto de leitura de clássicos decidi ler finalmente este livro que estava na “estante” há tempos. (Estante está em aspa, pois não tenho o livro físico, mas sim o digital). Tenho intercalado livros nacionais e internacionais para poder ter um panorama mais amplo.
Essa edição da Melhoramentos, além do próprio livro, explica sobre o contexto histórico do livro, sobre a vida do autor e, neste caso, sobre o imaginário do pirata, que foi criado por Stevenson. Antes dele não havia pirata da perna de pau com papagaio no ombro, coisa que virou tradição em nossas histórias, assim como os mapas do tesouro com grandes X vermelhos marcando o local do tesouro.
É uma aventura e tanto seguir o jovem Jim Hawkins em busca do tesouro e com todas as coisas que lhe acontecem. Uma criança que amadurece ao longo de sua jornada — é apenas um menino de 12 anos — e que jornada!
Sem falar muito da história para não perder a graça, era isso que eu tinha a compartilhar sobre a minha experiência. Se você ainda não leu e gosta de aventura, piratas, tesouros, deveria dar uma chance a esse livro magnífico! Se gostar de terror, leia também O médico e o monstro, que é igualmente incrível! Senão, procure outra obra de Stevenson, tenho certeza de que não irá se arrepender.
E aí, me conta: já leu esse livro? Conhece a série Black Sails? Vamos conversar!
Até a próxima!
Deixe um comentário