Desde que decidi mudar o rumo da minha empresa tenho pensado muito sobre isso: o que são artes visuais.
Quando penso em artes lembro de um livro que tenho e que se chama: arte é o que eu e você chamamos arte, de Frederico Morais. A significação de algo tem a ver com o nosso referencial, com aquilo que consideramos ser ou não ser uma coisa.
E com a minha empresa não foi diferente. Qual o meu referencial, o que faço na minha empresa e como isso se encaixa em uma carreira mais ampla? Afinal, no ateliê pratico diversas áreas e queria algo que expressasse tudo em um só significado. Foi quando pensei em Artes Visuais e resolvi buscar sua definição.
Achei essa frase abaixo em um site muito interessante:
As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.
Estas são as artes que chamam a atenção e evocam uma emoção através de uma expressão de habilidade e imaginação.
(https://arteref.com/arte/o-que-sao-as-artes-visuais-saiba-tudo-aqui/– visitado em 13/09/2022)
Assim que li este trecho percebi que é exatamente o que faço, Artes Visuais e por isso eu deveria começar a me comunicar como uma artista visual. Nunca me vi só como designer, fotógrafa, web designer, pintora, desenhista ou artesã — pois sou tudo isso — mas me percebi, sim, nas artes visuais.
Amo trabalhar com as artes digitais, mas também sinto grande atração pelas artes plásticas. Faço fotografia, artesanato, adoro saber sobre arquitetura e escultura, gosto de ver como se filma e cria vídeos e histórias cinematográficas. Com essa definição percebi que esse é realmente o meu caminho.
Também como arte-educadora percebo a necessidade de ser mais, de ensinar artes visuais, mas ainda me sinto insegura para isso. Porém, sigo estudando e aprendendo tudo o que posso. Como professora de ensino fundamental, percebo que tudo isso que estudo pode ser transposto para a sala de aula tradicional, para uma facilitação do ensino e para que as aulas fiquem mais prazerosas e interessantes para os alunos, afinal, educação, arte e cultura andam juntas e não deveria jamais ser separadas.
Deste modo, eu me vejo como uma artista visual em toda a sua significação e só vejo esse caminho a seguir. Faz tempo que eu queria poder falar sobre isso, mas não consegui escrever antes. Acredito que é preciso um pouco de maturidade emocional e de certeza para poder falar sobre certas coisas com firmeza.
Espero que este post tenha sido de alguma ajuda e que explique o caminho tomado por esta empresa / ateliê. E seja bem-vindo ou bem-vinda para comentar aí embaixo o que achou.
Te aguardo e até a próxima!
Deixe um comentário