Investir em cursos é ótimo, mas investir em livros é melhor ainda!

Quando penso em investimentos para a minha vida e carreira eu sempre penso em estudar um novo curso, mas às vezes me pego pensando sobre a leitura, sobre os livros.

Quando fazemos um curso sempre temos os materiais teóricos. A grande diferença entre cursos e autodidatismo é a troca de ideias, mas isso pode ser feito de outras formas também.

Estudar, na maioria das vezes, é uma tarefa solitária. Mesmo frequentando cursos, estudamos sozinhos, aprendemos sozinhos. A catarse do conhecimento acontece, sim, em grupo, mas precisamos primeiro aprender aquilo que queremos discutir para evitar falar coisas sem sentido. Mesmo que erremos, ao menos estaremos errando com propriedade.

Já a troca de ideias pode ser feita presencialmente ou à distância. Antes da pandemia iniciei uma pós-graduação à distância e toda a troca de ideias era realizada através do fórum. Não havia troca de ideias através das discussões faladas, o que geralmente dá uma melhor resposta ao aprendizado, uma vez que lemos e relemos tudo aquilo que vamos postar antes de mandar. Isso faz com que não hajam discussões desnecessárias como aquelas que acontecem na sala de aula, além dos papos furados que muitas vezes atrapalham o bom desenvolvimento da aula.

Assim, eu acredito realmente que comprar livros é sempre um bom investimento. Mesmo que decida fazer cursos de tempos em tempos, invista nos livros. O conhecimento gerado por eles nunca será perdido, além de ser um conhecimento que pode ser acessado milhões de vezes mais ao decorrer da vida.

Então, me conte: você costuma comprar mais livros ou fazer mais cursos? Os que prefere? Vamos conversar!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.